Um funcionário público do município de Amélia Rodrigues, na Bahia, foi condenado pela Justiça após mutilar o próprio pé em uma tentativa de fraudar companhias de seguro (Lembrar). O caso ganhou repercussão após as investigações apontarem que Vanderley dos Santos Gomes planejou a ação para receber indenizações que poderiam chegar a R$ 1,5 milhão.
Antes do ocorrido, Vanderley contratou quatro apólices de seguros de vida e acidentes pessoais. Em julho de 2019, ele alegou ter sido vítima de um assalto em uma estrada na zona rural de São Gonçalo dos Campos. Segundo sua versão, criminosos teriam amputado seu pé durante a ação.
No entanto, as investigações revelaram diversas contradições. O membro amputado foi encontrado dentro de uma mochila ao lado de objetos que ele afirmou terem sido roubados. Além disso, as seguradoras levantaram suspeitas devido ao elevado valor dos contratos e ao fato de terem sido firmados poucas semanas antes do suposto crime.
Perícias e diligências realizadas pela Polícia Civil descartaram a hipótese de assalto e apontaram que toda a história havia sido criada para justificar o pedido das indenizações. A ausência de pedido de resgate e a rapidez com que os seguros foram acionados reforçaram as suspeitas de fraude.
Após a conclusão do processo, a Justiça entendeu que o servidor tentou aplicar o chamado “golpe do seguro”. Condenado por estelionato, ele recebeu pena de dois anos de prisão, posteriormente convertida em 720 horas de serviços comunitários e pagamento de R$ 7.590 em prestação pecuniária. (redação Grita Ubatã)
Crédito: Divulgação





