No último dia 18 de junho de 2026, durante a visita do governador da Bahia ao município de Ubatã, a cidade foi contemplada com duas ambulâncias e um ônibus escolar, reforçando a frota de veículos públicos destinados à saúde e à educação.
A entrega representa mais um investimento do Governo do Estado no município. Vale lembrar que, ao longo dos últimos anos, Ubatã recebeu diversos veículos oficiais, independentemente da gestão municipal. Tanto nas administrações do ex-prefeita Dai da Caixa, da ex-prefeita Simeia Queiroz, quanto na atual gestão do prefeito Tinho do Vale, ambulâncias, ônibus, máquinas e outros veículos foram destinados ao município por meio de programas estaduais.
No entanto, um problema antigo continua preocupando a população: a falta de conservação do patrimônio público. Muitos desses veículos acabam permanecendo por longos períodos parados em oficinas mecânicas, aguardando manutenção, enquanto outros são frequentemente vistos estacionados em locais inadequados, como praças públicas, próximos a postos de combustíveis e até mesmo em frente às residências de servidores municipais.
A situação evidencia a necessidade de uma estrutura própria para a manutenção e guarda da frota municipal. Atualmente, a Prefeitura não dispõe de uma oficina mecânica própria nem de uma garagem adequada para abrigar todos os veículos públicos. A garagem utilizada é alugada e, segundo críticas da população, não oferece condições suficientes para acomodar todo o patrimônio do município.
O site Grita Ubatã já denunciou esse problema em diversas oportunidades, inclusive por meio de vídeos mostrando o estado de conservação e a forma como parte da frota pública vem sendo armazenada.
Diante da chegada de novos veículos, a expectativa da população é que a atual gestão adote medidas para garantir a preservação desse patrimônio. Além da manutenção preventiva e corretiva, é fundamental que o município invista na construção de uma oficina mecânica própria e de uma garagem municipal adequada, assegurando que os veículos públicos recebam os cuidados necessários.
Afinal, esses bens pertencem à população e devem ser tratados com responsabilidade, transparência e zelo, garantindo que permaneçam em condições de atender à comunidade por muitos anos. (Redação: Grita Ubatã)
Crédito de Imagem: Nal Santos/ Grita Ubatã




