domingo, 19 de março de 2023

TERREMOTO NO EQUADOR DEIXA 13 MOTOS, ARGENTINA,PERU, CHILE, E MÉXICO TAMBÉM REGISTRAM TREMORES.


Chega a 13 o número de pessoas que morreram durante um terremoto de magnitude 6,8 que atingiu o Equador no sábado (18). O tremor de terra provocou estragos também no Peru, onde uma morte foi reportada, 

O tremor ocorreu às 12h12 locais (16h12 de Brasília) e teve seu epicentro no município equatoriano de Balao, a cerca de 140 km do porto de Guayaquil, e a uma profundidade de 44 km, indicaram autoridades.

Pelo menos cinco países da América Latina foram atingidos por terremotos neste sábado (18): Argentina, Chile, Equador, México e Peru.

Todos esses países integram o Círculo de Fogo do Pacífico, uma grande área de 40 mil quilômetros em forma de ferradura que circunda o oceano Pacífico (passa também por EUA, Canadá, Rússia, Japão, Sudeste Asiático e Oceania).

Ao longo dele, são pelo menos 450 vulcões ativos e alta incidência de terremotos - cerca de 90% de todos tremores registrados no mundo ocorrem dentro dele.


A presidência do Equador publicou um balanço de 13 mortos: 11 na província de El Oro e dois na província de Azuay. O saldo anterior era 12.O governo indicou ainda que "há pessoas feridas que estão sendo atendidas oportunamente nos hospitais", mas não deu números.

Na cidade peruana de Tumbes, fronteira com o Equador, uma menina de quatro anos morreu após ser atingida por um tijolo na cabeça, de acordo com informações oficiais.

O terremoto foi sentido com mais força no sul do Equador, onde as pessoas saíram correndo às ruas. Uma das cidades mais afetadas foi Cuenca.

"As pessoas saíam correndo, gritavam desesperadamente, todos saíam dos carros [...] desesperadas, corriam, gritavam, choravam", contou à AFP Magaly Escandón, uma vendedora de artigos de costura na cidade andina.

Em Cuenca, a fachada de uma casa desabou sobre um veículo e deixou "uma pessoa falecida".

Lá perto, na província de El Oro, três pessoas morreram na queda de uma torre, indicou a Secretaria de Gestão de Riscos do Equador.O presidente equatoriano, Guillermo Lasso, viajou para El Oro, onde visitou os feridos em um hospital, e depois irá para Azuay.

“Acabei de terminar a visita à cidade de Machala  e ratifiquei o apoio do governo, a disponibilização de recursos”, disse Lasso num vídeo no Twitter.Informações do g1e r7.

redação:gritaubata.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário